Vermifugar é importante, isso você já sabe, mas será que você está fazendo a vermifugação do seu amigo da forma correta?

Quem é tutor de cão ou gato sabe que há vários vermes que podem parasitar o corpo do seu animal. E quando eles não são eliminados, o bichinho pode adoecer. Então, para evitar que isso aconteça, é preciso ficar atento à vermifugação.  E, para uma proteção efetiva é preciso saber quando e como fazer!

Fique atento!

A vermifugação é algo fundamental tanto para os pets adultos quanto para os mais jovens, pois a presença de vermes é um problema muito comum entre os animais, especialmente entre os cães e gatos. 

Ela ajuda a proteger os animais das doenças causadas pelos parasitas intestinais garantindo a saúde geral, além de evitar a transmissão para outros pets e também para os humanos que convivem com eles.

Você sabia que o vermífugo é o primeiro remédio que os filhotes devem tomar

Os parasitas podem ser passados da mãe para o filhote ainda durante a gestação, através da placenta ou até pelo leite, durante a amamentação.

Para prevenir problemas futuros, é importante dar a primeira dose do remédio para o cachorro filhote entre o 15 º e 20 º dia vida. Para os gatos, uma idade segura para que sejam vermifugados é a partir dos 15 dias, sendo que a dose correta deve ser indicada pelo veterinário. O tipo, frequência e a quantidade de vermífugo pode variar conforme a idade do gato, peso, raça e o ambiente que o felino irá viver.

Se o seu pet tem muito acesso à rua, é importante que se faça a vermifugação no mínimo de 3 em 3 meses. Se o seu pet sai pouco, no mínimo de 6 em 6 meses. 

É de extrema importância que em casas com mais de um animal, se faça a vermifugação de todos juntos, para garantir a proteção efetiva.

E você sabe quais os sinais de que o pet está com vermes?

Os sinais mais fáceis de se perceber e, que podem indicar a presença de parasitas internos são:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Barriga inchada;
  • Vermes nas fezes;

Vale lembrar que é preciso a avaliação do  médico veterinário, para um diagnóstico correto e indicação do melhor  protocolo de vermifugação de acordo com o animal, seu habito de vida e de toda a família. Afinal quando o vermífugo é dado no momento certo, muitos problemas causados pelos parasitas internos (vermes) são evitados.

ATENÇÃO! Nunca dê remédios humanos para os pets.

Eles não são testados e produzidos para essa finalidade, portanto, pode não ser seguro e você não terá nenhum respaldo em caso de reações adversas.

Gostou? Compartilhe com seus amigos

WhatsApp

Artigos mais lidos

Conheça nossa linha completa de Medicamentos