Não adianta faturar se não sabe gerenciar os custos

O seu sucesso financeiro começa com uma gestão de custos eficiente.

Os custos de um negócio são todos os gastos ligados diretamente à produção dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Por isso, os custos fazem parte do dia a dia de qualquer empreendimento – independentemente do porte.

Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno

Os custos se dividem em 2: os FIXOS  e os VARIÁVEIS

CUSTOS FIXOS: Custo fixo é um gasto que se mantém igual independentemente da quantidade de produtos ou serviços vendidos – por isso recebe este nome. Quer a empresa venda mais, quer a empresa venda menos, os custos fixos permanecem os mesmos.

CUSTOS VARIÁVEIS – correspondem a tudo o que é gasto para produzir ou comercializar o seu produto ou serviço, como por exemplo, os impostos sobre mercadoria e comissão de vendedores.Às vezes, pode ficar difícil entender se um custo é fixo ou variável. Quando isso acontecer, basta se perguntar: “se eu vender mais, vou ter de gastar mais com isso?”. Se a resposta for sim, é um custo variável. Se a resposta for não, é um custo fixo.

Quais os erros mais comuns de gestão de custos que devem ser evitados?

Não analisar riscos

Não há como negar que existem riscos que aumentam os custos de uma empresa. Quando se consegue prever um risco em potencial, tem chances de usar os meios certo para diminuir ou eliminar seu impacto na duração do negócio.

Cortar custos aleatoriamente

Um gestor ao servir-se do controle para decidir a respeito de cortes de custos deve, de forma antecipada, proceder a uma análise detalhada de seus efeitos.

Cortes de custos, quando decididos no impulso, tendem a ter impacto negativo. Assim, tal decisão precisa priorizar os efeitos na visão dos clientes sem, contudo, ignorar a compreensão dos processos internos e do aprendizado. Ou seja, a avaliação deve ser global. Uma redução de custos alterando processos internos pode gerar desanimo no ambiente corporativo. Situação que, em alguma escala, vai repercutir na visão do cliente, seja por queda de produtividade, seja pela qualidade de atendimento, por exemplo.

Formar preço de venda errado.

Negócios com boas finanças analisam a formação dos preços a serem praticados como uma tática. Sendo assim, a ausência desta visão gera efeitos diretos na disputa do negócio, já que a formação dos preços envolve diretamente os custos e as despesas.

Formar preços ao acaso não é um erro comum. Assim, o gestor mostra que deixou de analisar várias condições, com isso, arriscando a saúde financeira do seu negócio.Se a sua empresa investir em gestão de custos eficaz, provavelmente gastará menos e lucrará mais. Acompanhando de perto toda a movimentação financeira da empresa é possível conseguir informações valiosas que influenciarão diretamente na tomada de decisões. Não importa o valor, vale registrar tudo o que entra e sai da empresa. Desta forma, atingir os resultados esperados será muito mais fácil.

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