Condicionador: mitos e verdades

O Condicionador é indicado somente para pelagens longas, embaraçadas, ressecadas?

Mito. O Condicionador é necessário para todos os tipos de pelagens, longas ou curtas, saudáveis,  ressecadas ou fracas. No banho, o shampoo tem a finalidade de limpar e remover as impurezas da pele e pelagem, abrindo a cutícula dos fios para promover uma limpeza efetiva. Após o shampoo entra a importante ação do Condicionador que tem a função de selar essas cutículas abertas pelo shampoo, retendo nutrientes no fio, conferindo proteção contra os  agentes do ambiente como sujeira, poluição, etc. É mito pensar que o Condicionador é indicado somente para pelos ressecados. Todos os pelos, mesmo os oleosos, precisam ser condicionados após o uso do shampoo, para repor a oleosidade natural retirada pelo processo de limpeza e fechar as cutículas que foram abertas. O uso do Condicionador após o shampoo proporciona maior durabilidade do banho e saúde para a pele e pelagem. 

Qual é a real função do condicionador no banho?

Para entendermos a função do condicionador temos que entender o processo do banho, e esse procedimento só estará completo se utilizarmos duas mãos de shampoo e uma de condicionador.

O shampoo é um tensoativo aniônico (cargas negativas) e o condicionador é um tensoativo catiônico (cargas positivas).

O shampoo abre as escamas do pelo, remove as impurezas e gera carga aniônica (negativa).

O condicionador neutraliza a carga aniônica (negativa), fecha as cutículas e protege o fio.

Todas as raças devem utilizar condicionador no Banho?

Verdade. Enquanto o shampoo limpa e remove as impurezas da pele e dos fios, abrindo a cutícula para realizar uma limpeza eficiente,  o condicionador fecha as cutículas dos fios, que foram abertas pelo shampoo, protegendo os fios. Assim, engana-se quem pensa que o condicionador é necessário apenas para raças de pelos longos. Todos as raças, com pelagens curtas, longas, sub-pelos  ou mesmo aquelas  com tendência a oleosidade, precisam receber o condicionador após o uso do shampoo, para realmente fechar as cutículas que foram abertas durante o processo de limpeza, especialmente após o uso de um shampoo antirresíduo, que faz uma limpeza mais profunda.

Qual a diferença entre Condicionador e Máscara para hidratação?

CONDICIONADORMÁSCARA
Neutraliza a carga negativaAumenta o conteúdo hídrico
Age na normalização das cutículasAge no córtex e cutículas, aumenta o conteúdo proteico
Facilita o penteadoMelhora a resistência a quebra
Benefícios adicionais ligados aos ingredientesDar maciez
Melhora a texturaRestaura o conteúdo lipídico

Não é recomendado condicionar antes da tosa.

Mito. Mesmo quando for executar a tosa você pode e deve condicionar. Nesse caso, devemos ter atenção especial com a quantidade de condicionador que utilizamos, sem exageros você terá bons resultados e até melhores e manterá a pele e pelo saudável.

 Cães de pelagens curtas devem ser condicionados com menor frequência.

Mito. Existe uma regra básica, devemos Condicionar ou Hidratar sempre que efetuar o banho, sempre que usar shampoo, sempre que abrir a cutícula. As raças de pelagens curtas, sofrem muitas vezes de queda acentuada de pelos e, isto relaciona-se diretamente com a falta de condicionamento ou hidratação que deixam os fios fracos e mais suscetíveis a queda.

O uso frequente do condicionador deixa os pelos oleosos.

Mito. As formulações atuais de condicionadores e máscaras de hidratação tem compostos modernos que permitem condicionar e selar o fio sem deixá-lo pesado ou oleoso. O segredo é nunca aplicar o  condicionador na raiz, sempre no comprimento dos fios e no caso de pelagens curtas fique de olho na quantidade empregada e na composição dando preferencia as fórmulas  mais leves.

Qual a importância do Condicionador para a saúde dos fios?

A função básica de todo o condicionador é neutralizar a eletricidade dos fios, fechando suas cutículas e conferindo brilho e maleabilidade. Porém,  o avanço da tecnologia agregou diferentes matérias primas e ativos nas formulações, proporcionando benefícios adicionais diretamente ligados aos ingredientes de cada fórmula. Logo além, de brilho, maciez, suavidade, elasticidade, movimento o condicionador  pode conferir proteção contra danos físicos e ambientais (sol, poluição, secador…), redução do atrito e quebra dos fios na escovação, etc. Esses benefícios acontecem pelo fato do condicionador formar uma película protetora nos fios que reduz a perda de água e desidratação, conferindo força e vigor. Vale ressaltar que esses benefícios são temporários e duram até a próxima lavagem, por isso é necessário o seu uso constante. Lembrando que para um resultado efetivo é importante seguir a recomendação de uso do fabricante, respeitando a quantidade recomendada de acordo com cada caso, retirando todo o excesso de resíduo e sempre, seja você um profissional ou não,  em caso de dúvidas consulte o fabricante-  SAC e assim assegure a saúde da pele e beleza do pelo.

Gostou? Compartilhe com seus amigos

WhatsApp

Artigos mais lidos

DERMOCOSMÉTICOS

Condicionador: mitos e verdades

O Condicionador é indicado somente para pelagens longas, embaraçadas, ressecadas? Mito. O Condicionador é necessário para todos os tipos de pelagens, longas ou curtas, saudáveis, 

Leia mais »

Conheça nossa linha completa de Dermocosméticos