Como escolher o shampoo para cachorro filhote?

Escolher um bom shampoo para cães e gatos é muito importante, principalmente shampoo para cachorro filhote! Mas você sabe por quê?

Bom, o shampoo  entra em contato direto com a pele do seu animal. E a pele é o maior órgão do corpo animal, que recebe todas as interferências do ambiente (calor, frio, poluição, sujeira, alérgenos…) e, assim, representa muito bem o estado geral de saúde do animal.

Até bem  pouco tempo atrás, muitos profissionais, veterinários, groomers, esteticistas pet quase não tinham opção de produtos específicos para animais. Entretanto, com a evolução do segmento veterinário de animais de companhia, muitas empresas veterinárias investiram em pesquisa e trabalho extensivo para oferecer produtos que atendam as necessidades animais com qualidade e segurança.

Assim o segmento pet atual tem uma gama extensa de produtos próprios para cada fase de vida (filhotes, adultos, idosos…) ou condição especial (alergias, anomalias, doenças…) proporcionando um tratamento mais seguro, rápido e adequado aos animais.

É preciso entender que existem diferenças importantes na composição de um shampoo para animais e humanos. O ph é uma delas, enquanto o ph da pele humana é mais ácido ( média de 4,6 – 5,8) o ph da pele animal é mais próximo ao neutro entre 5,8– 7,0.  

Assim, percebe-se que as exigências quanto ao ph para a pele humana e animal são distintas, portanto, atualmente não há motivos para abrir mão da segurança de usar um produtos feito para animais, com todo o respaldo de laboratórios idôneos,  que trabalham com foco nas necessidades das diferentes raças e suas fases de vida em prol de produtos que não foram formulados e não podem atender essas necessidade específicas com segurança!

Além do ph, muitas outras diferenças…

SER HUMANO PET
Couro cabeludo + cabeloPele + pelo
Menor superfície600 cm2Maior superfície de pele 
Menos folículos pilosos100.000 a 150.000 fios de cabeloMais folículos pilosos compostos 5 a 20 pêlos secundários para cada pêlo primário
Epiderme mais espessaEpiderme  muito mais fina Varia entre 15 e 40 μm, gatos têm o valor mais baixo e os cães a média superior
Glândulas sebáceas eliminam secreção graxa : triglicerideos, ácidos graxos, esqualeno, colesterol.Glândulas sebáceas holócrinas,  eliminam secreção graxa e células
Glândulas sudoríparas
Maior eliminação de  suor: água, sódio, cálcio, potássio, ácido lático, glicose, uréia, aminoácidos.
Glândulas sudoríparas
Menor eliminação de suor
Não possuem glândulas especializadas.Possuem glândulas especializadas: perianais,dos sacos anais, ceruminosas, de Meibom e da cauda
Mais bactérias gram positivas.Mais bactérias gram negativas 5

Então, como deve ser o shampoo para filhote?

Produto específico para animais,  formulado para atender as necessidades dos filhotes de cães gatos, para isso deve ter:

  • Serviço de SAC para auxiliar, atender e responder as dúvidas de uso dos profissionais e tutores;
  • Combinação adequada de tensoativos, com tensoativos mais suaves para a pele dos filhotes;
  • ph adequado;
  • Ativos mais suaves, não sensibilizantes;
  • Extratos vegetais com benefícios para a higiene mais suave aliado  a hidratação da pele dos filhotes;
  • Fragrâncias hipoalergênicas e suaves para não agredir ou interferir no olfato apurado dos filhotes;
  • Espuma macia, cremosa e de fácil enxágue para evitar a deposição de resíduos;

Toda a linha de tratamento PET SMACK, shampoos, condicionadores e cremes podem ser utilizados com segurança em filhotes. O banho deve ser recomendado, apenas após a vacinação completa dos filhotes, aproximadamente entre 3 e 4 meses de idade, até esta data pode ser efetuado o Banho Seco PET SMACK.

Lembre-se, se você não abre mão da segurança aliada a qualidade use sempre produtos específicos para filhotes, pois:

O pelo nos animais de companhia cobre todo o seu corpo, não apenas cabeça, sendo assim a dose de ingredientes pode ser demais para eles;

Todos os produtos Pet Smack possuem  ph Fisiológico, compatível com o ph da pele animal (5,8 – 7,0),  mais neutra quando comparada à pele humana, assim produtos humanos podem ser agressivos a pele e a pelagem do seu filhote. 

O shampoo  SUAVE JUNIOR tem ainda protocolo de avaliação clínica de aceitabilidade oftalmológica sob condições de uso realizado pelo laboratório KOSMOSCIENCE que comprova a inocuidade e segurança para a sua indicação de uso.

Gostou? Compartilhe com seus amigos

WhatsApp

Artigos mais lidos

DERMOCOSMÉTICOS

Condicionador: mitos e verdades

O Condicionador é indicado somente para pelagens longas, embaraçadas, ressecadas? Mito. O Condicionador é necessário para todos os tipos de pelagens, longas ou curtas, saudáveis, 

Leia mais »
DERMOCOSMÉTICOS

pH, mitos e verdades!

pH Definição e Importância. pH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico, ele tem esse nome pois indica a concentração de íons H+ no meio.

Leia mais »

Conheça nossa linha completa de Dermocosméticos