pH, mitos e verdades!

pH Definição e Importância.

pH é uma sigla que significa potencial hidrogeniônico, ele tem esse nome pois indica a concentração de íons H+ no meio. De uma forma mais clara, pH é uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa régua vai de zero a 14, onde quanto mais próximo de zero, maior a acidez e, quando mais próximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 denota uma faixa de neutralidade, não sendo nem ácido nem alcalino.

Relação entre o pH da pele e o pH do produto.

O manto hidrolipídico protetor da pele animal é um revestimento composto de substâncias ligeiramente ácidas, conforme descrito por LEONARDI et al. (2002), com o pH da pele de um cão sadio variando de 5,86 a 6,45, com média de 6,16 (BRIONES et al., 2004). Este ambiente inóspito impede o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis e, para efetuar uma limpeza de forma a ajudar ou não interferir no equilíbrio da barreira da pele devemos optar por formulações com pH nessa faixa ou próximo a ela, isto é, pH entre 5,5 – 7,0 (Sônia Corazza, 2016)

Como o pH age no fio?

Não é o pH que age no fio piloso, e sim as substâncias contidas na fórmula que de acordo com sua concentração, tornam o produto final mais ácido ou mais alcalino. O ideal é que o shampoo esteja na faixa mais próxima da neutralidade das cargas estáticas e assim facilitar a penteabilidade dos fios.

Por que o pH do shampoo e do condicionador é importante?

Ao utilizar um produto adequado às necessidades da pele e pelo, é possível o crescimento de fungos e bactérias, além de manter as cutículas dos fios alinhadas e sempre saudáveis.

Escala de pH dos shampoos.

O pH de shampoos indicado para limpar sem agredir os fios deve variar de acordo com a faixa de pH da pele animal entre 5,5 e 7,00. Além disso é preciso que o produto tenha ativos hidratantes para repor a oleosidade natural retirada durante o procedimento de limpeza. Quando a cutícula se abre nas lavagens, tais componentes são responsáveis por penetrar na estrutura capilar, promovendo mais brilho e maciez aos fios.

Já o caso do shampoo anti-resídios ou de limpeza profunda, tem o pH mais elevado e serve para abrir as cutículas, proporcionando uma limpeza profunda. Por conta disso, o seu uso é recomendado para remover resíduos de produtos, excesso de sujeira ou oleosidade que se acumulam no fio e antes de tratamentos de reconstrução ou outros procedimentos que precisam abrir bem as cutículas para receber um tratamento específico.

Escala de pH em condicionadores.

Os condicionadores, por sua vez, precisam apresentar um pH mais baixo – entre 3,5 e 4,5. Esse nível é ideal para fechar as cutículas que foram abertas a partir da aplicação do shampoo. Essa formulação deve contar com ativos hidratantes, que são imprescindíveis para reforçar a hidratação dos fios.

Gostou? Compartilhe com seus amigos

WhatsApp

Artigos mais lidos

DERMOCOSMÉTICOS

Condicionador: mitos e verdades

O Condicionador é indicado somente para pelagens longas, embaraçadas, ressecadas? Mito. O Condicionador é necessário para todos os tipos de pelagens, longas ou curtas, saudáveis, 

Leia mais »

Conheça nossa linha completa de Dermocosméticos