Dicas para uma pelagem saudável!

A primeira coisa que chama a atenção em um animal é sem dúvidas a pelagem. Para uma pelagem saudável a pele tem que estar saudável! A pele é o maior órgão do corpo, exerce diversas funções vitais ao animal. Pode representar 24% do peso corporal de um cão filhote e 12% do peso corporal de um cão adulto (Slatter, 1998, p.323). A pele e a pelagem distinguem-se em quantidade e qualidade entre espécies, entre raças de uma espécie, entre indivíduos de uma raça (variação individual), entre diferentes áreas do corpo e em função do sexo e da idade.

Os problemas de pele são muito frequentes em cães e gatos, pois a pele animal é muito sensível quando comparada a pele humana e apresenta diferenças significativas. Assim, a suplementação como forma de prevenção ou suporte para controle de disfunções da pele é uma grande aliada para a beleza da pelagem e saúde da pele dos animais. Além disso, alguns cuidados contribuem para a manutenção da saúde da pele e pelagem.

Fique atento a estas dicas:

Não utilize shampoos humanos no seu animal

A pele dos animais é bem mais fina e delicada comparada a pele humana, assim como o pH da pele animal é diferente da pele humana. Logo, cada organismo tem uma necessidade específica e produtos adequados para o seu tratamento. Assim, quando se usa produtos humanos em animais, com pH diferente da necessidade da pele do animal, por exemplo, podemos desencadear disfunções nessa barreira da proteção que é a pele e com isso problemas dermatológicos que vão custar muito do seu tempo e dinheiro!

Atenção ao coça coça

Carrapatos e pulgas são parasitas que se alimentam de sangue, causando desconforto aos animais, que se coçam excessivamente, ficam irritados e estressados. Além disso pulgas e carrapatos podem causar alergias, irritações e problemas graves para a saúde do seu animal, fique atento e antes de usar qualquer medicamento procure orientação do veterinário de sua confiança.

Pele saudável, dieta equilibrada

Assim como os humanos, a alimentação do pet precisa ser saudável e balanceada para que sua pele e pelo também estejam saudáveis. Algumas doenças da pele de cães e gatos podem estar relacionadas às deficiências nutricionais e má alimentação. Exemplos de nutrientes relacionados à saúde da pele e dos pelos são os ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6 e Vitaminas. Disponibilizar sempre água limpa e fresca também é um fator que auxilia na hidratação e bem-estar do pet.

Escovar os pelos faz bem para a pele

A escovação da pelagem é primordial para a saúde da pele e da pelagem além de proporcionar um momento de afetividade. Apesar da pouca atenção dedicada a este processo, com certeza, este é o ponto de apoio para preservação de uma pelagem saudável e bonita.

Numa escovação correta, observam-se poucos pelos na escola utilizada. Muitos pelos ou tufos grandes não caracterizam uma escovação adequada, a não ser em época de troca dos pelos ou outras anormalidades que provoquem queda em demasia.

Hoje há no mercado escovas e produtos que proporcionam efetuar o processo de escovação com maior conforte para o animal e o tutor. Um bom esteticista animal pode orientar de forma segura como realizar a escovação do se pet de acordo com o tipo de pelo, comprimento ou necessidade do seu animal e adequar isso de forma saudável a sua rotina!

Gostou? Compartilhe com seus amigos

WhatsApp

Artigos mais lidos

Conheça nossa linha completa de Suplementação Nutricional