A principal característica dos cães de pelagem dura é ter a pelagem constituída por pelo primário e pelo secundário ou sub-pelo. O pelo primário é chamado de duro ou pelagem de arame e o pelo secundário lanoso. Para cada pelo primário, temos uma série de fios secundários, mais finos e lanosos, lembrando que tanto o pelo primário como o secundário saem de um mesmo folículo. E para chegarmos na manutenção correta dessa pelagem precisamos realizar o procedimento denominado hand stripping. Vamos entender melhor o processo!
O pelo duro é arrancado pela raiz dando lugar à outro pelo novo, igualmente duro. Esse processo é o padrão, ou seja, a tosa oficial para os cães de pelagem dura. Em inglês usamos o termo strip que significa retirar, despir e assim podemos dizer que o pelo será “retirado à mão”. Mas, o processo de hand-stripping pode ser feito de várias formas:
Hand-Stripping com facas: nesse caso, para a extração dos pelos são utilizadas facas próprias. Com elas podemos fazer a extração do pelo. Há várias graduações para as facas de hand, desde o modelo fine (fino) até o modelo coarse (grosseiro).
Plucking: quando a técnica é feita com os dedos em pinça. É ideal para pessoas inexperientes e para cães que nunca foram “stripados” como os filhotes.
Também é bom mencionar que a utilização da máquina de tosa deixará o pelo mais fino e lanoso, já que vai ser cortado e não extraído. O corte com a máquina promove uma pelagem mais densa, ou seja, aumento da quantidade de pelo lanoso em cada folículo. Assim, com a tosa por máquina, uma série de problemas poderão acontecer:
o pelo ficará mais fino, mais cheio e com a cor mais branca;
-a pelagem secundária irá aumentar em quantidade em cada folículo;
– a pelagem mais farta poderá causar acnes na pele, sem motivo de doença aparente. Essas acnes, podem gerar problemas de pele.
Para que possamos aplicar as técnicas de Hand-Stripping e com isso os seus benefícios é necessário criar uma consciência nos tutores que este é o procedimento de tosa ideal para esse tipo de pelagem e, portanto, o mais recomendável para saúde da pele e pelo dos cães de pelagem dura.
E claro, para isto, deve ser realizado por profissionais capacitados para executar essa técnica de forma segura para que o organismo animal responda e forma saudável.