O uso do Checklist no banho & tosa é a forma mais segura de evitar acidentes, se proteger de futuras reclamações e treinar a equipe para seguir um padrão de qualidade da entrada até a saída do animal. Como o Checklist temos:
Confirmação dos dados do cliente: mantem o cadastro do cliente sempre atualizado com o nome do proprietário, nome do pet, raça do cão, sexo, telefone e whatsapp.
Entrada do Pet: confirme a data, horário, o responsável que entregou o animal, anote se o cliente trouxe algum pertence (toalha, coleira, xampu de tratamento e outros itens).
Serviços a serem executados: anote de forma detalhada os serviços a serem executados dentro do banho e tosa.
Exemplo: altura de lâmina, se a tosa será na máquina ou na tesoura, hidratação, cauterização ou queratinização.
Verifique com o cliente se o cão tem algum problema de pele, se está fazendo algum tratamento.
Lembre de confirmar o horário que o pet ficará pronto.
Lembre de confirmar o horário que o pet ficará pronto.
Informe ao cliente: qualquer detalhe ou observação importante quanto ao estado da pele, pelagem ou saúde do animal que possa chamar a atenção. Se preciso recomende um veterinário e anote todas essas informações no checklist que deve ser assinado pelo cliente na entrada do animal.
Exemplos: Odor forte nos ouvidos, quantidade de nós, lesões da pele, manchas avermelhadas em alguma região do corpo do pet, presença de pulgas, presença de carrapatos.
Na saída do pet: Confirme se a pessoa que veio buscar o pet realmente é o tutor ou responsável, se essa pessoa tem autorização para levar o animal. Relate todas as observações que foram encontradas durante o procedimento do banho ou da tosa. Exija a assinatura para a retirada do animal, confirmando que o mesmo foi entregue com toda a segurança e com todos os procedimentos realizados conforme checklist.
Arquive todos os checklist pois além de ser um documento importante para a sua empresa é uma pratica que ajudará a sua equipe a entender os serviços e procedimentos solicitados, conhecer o perfil do cliente – tutor e animal e assim ter um histórico do animal.