Confira algumas dicas que poderão acalmar o seu pet e momentos de estresse, principalmente, durante mudanças bruscas de ambientes ou em celebrações com muito barulho, tudo que causa grande desconforto para os pets.
1. Aprenda a condicionar seu cão com antecedência
É importante condicionar o cão ao som dos fogos diariamente, assim quando em contato com o som de fogos seu estresse será cada vez menor.
Uma boa estratégia é oferecer alimento ou mesmo um petisco junto ao som de fogos. Assim, o animal irá associar o barulho junto ao som de fogos. Assim, o animal irá associar o barulho à alimentação, uma coisa positiva! O tutor deve ligar o som e em seguida oferecer alimentação, um petisco ou até mesmo um brinquedo para o pet. Este treinamento, é recomendado em casos de filhotes e animais que não apresentam um nível de estresse tão alto com o barulho.
2. Use também de outras distrações
Aumente o volume da TV ou do aparelho de som gradualmente algum tempo antes dos fogos iniciarem e mantenha seus animais próximo. Assim, o barulho dos fogos pode ser abafado pelo som e eles serão distraídos.
3. Mantenha os animais em espaço adequado e seguro e dê petiscos que eles adoram
Isso ajuda a se distraírem e ainda fazem boas associações dos barulhos a um momento de diversão saboreando os petiscos.
4. ATENÇÃO: Dar carinho nem sempre é a melhor saída
Um erro comum dos tutores é colocar o cãozinho no colo ou fazer carinho para tentar distraí-lo do ruído. Quando o tutor age assim, estará ensinando ao animal que, cada vez que ele sente mente, ganha carinho. A melhor forma é deixar o cão seguro, quieto e em um lugar separado e seguro.
5. Evite deixar o cão sozinho
Ele pode entrar em pânico, tentar fugir e se machucar.