Vetcanis, a saúde começa no intestino

Suplemento inovador que promove equilíbrio da microbiota intestinal de cães e gatos. Uma cobinação de probióticos e prebióticos de alta qualidade, Vetcanis oferece suporte vital pra saúde digestiva dos animais. É garantia de felicidade, saudáveis e cheio de vitalidade. Junte-se a nós e transforme a vida do seu animal de estimação.

Probiótcos na suplementação animal

Você já ouviu falar que o intestino é o nosso segundo cérebro? Ha muitos anos subestimado este importante órgão tem papel fundamental para a manutenção da saúde dos animais. Além da digestão é essencial na absorção de nutrientes, regulação do sistema imunológico e também na produção de hormônios e neurotransmissores, exercendo influencia até no sistema nervoso central.

É no intestino que ocorre a absorção dos nutrientes provenientes da alimentação (ração), é também no intestino o local de maior concentração de bactérias.

Ao conjunto complexo e diversificado de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, organismos procariontes) que habitam o tratogastrointestinal (TGI) chamamos microbiota intestinal.

Estudos comprovam que o TGI dos mamíferos abriga uma microbiota altamente complexa, com milhões de microrganismos. Em cães, por exemplo, temos uma microbiota composta por 34 gêneros de bactérias que incluem aproximadamente 124 espécies.

A quantidade e a diversidade de microrganismos encontradas na microbiota intestinal contribui para a manutenção da saúde em todo o organismo, assim como o desequilíbrio destes fatores (que caracteriza um quadro de disbiose) pode estar relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças.

Em condições saudáveis (eubiose), a relação entre o hospedeiro e os microrganismos é equilibrada, com o crescimento das bacterias benéficas. Com a perda desse equilíbrio (disbiose), ocorre o crescimento das bactérias patogênicas, que pode estar associada à diarreia, doença inflamatória intestinal, insuficiência pancreática exócrina, obesidade, disfunções neurológicas, entre outras.

São nas situações de disbiose que os probióticos e prebioticos se tornam
especilamente importantes. Antes de falar sobre o seu uso como suplementos alimentares para cães e gatos, você sabe o que é um probiótico e prebiotico?

Os Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Hoje em dia, já existem muitas evidências sobre os efeitos benéficos dos probióticos para a saúde animal.

O uso de microrganismos probióticos estimula o crescimento de microrganismos benéficos em vez de potencialmente patogénicos, reforçando, assim, os mecanismos naturais de defesa do organismo. Entre os beneficios, a atividade antimicrobiana dos probióticos permite inibir o crescimento e desenvolvimento de microrganismos patogénicos, permitindo que estes sejam usados na prevenção e tratamento de várias patologias. Vários estudos in vitro e in vivo têm sido realizados para tentar demonstrar a sua atividade.

Os uso dos probióticos na suplementação animal é importante em situações de
estresse, as quais podem causar diminuição da imunidade do animal. Podem ser utilizados desde o nascimento até a velhice do animal em situações como desmame, mudança de ração, períodos de vacinação, medicações e até mesmo em mudanças de ambiente. Já os prebióticos são carboidratos, principalmente fibras, não digeríveis que estimulam o crescimento e/ou a atividade de bactérias desejáveis no intestino.

Os probióticos começaram a ser ministrados em animais no início dos anos 70 e hoje são considerados ferramentas alternativas no tratamento e na prevenção das diarreias, pois contêm microrganismos benéficos que ajudam a suprimir os patogênicos.

A utilização de probióticos no controle e regeneração da microbiota intestinal apresenta eficiência comprovada na prevenção e tratamento de diarreia associada aos antibióticos, principalmente após longa exposição (ANDRADE, 2010).

Wall (2009), Santos e Varavalho (2011) corroboram com a ideia de que o uso de
probióticos trazem muitos benefícios à saúde do animal, pois impede a colonização de bactérias patogênicas promovendo um bom funcionamento intestinal e do sistema imunológico. Entre seus efeitos destaca-se a proteção contra invasores patogênicos estimulando o sistema imunológico.

Existem suplementos alimentares que combinam prebióticos e probióticos, são os chamados simbióticos. Estes produtos combinam os efeitos positivos das duas
categorias de alimentos complementando-se. Este é o caso do VETCANIS suplemento simbiótico com prebiotico, probiotico, extrato de yuca, Ca e Mg para cães e gatos.

O uso de suplementos simbióticos (probióticos+ prebióticos) além de uma
alternativa terapêutica que promove não só a saúde gastrointestinal, mas de todo o organismo do animal, também proporciona inúmeros benefícios, tais como: balanceamento da flora intestinal, modulação do sistema imunológico, melhora a digistibilidade dos alimentos, previne e auxilia o tratamento de diarreias e constipação, melhora a absorção dos nutrientes, regula o trânsito intestinal, equilibra o ph reduzindo as bacterias patogênicas (BORGES et al., 2011).

São também importantes em situações de estresse que podem provocar diminuição da imunidade do animal.

Podem ser utilizados desde o nascimento até a velhice do animal em situações que levem o animal ao estresse como: desmame, mudança de ração, períodos de vacinação, medicações (antibióticos ou quimioterápicos), mudanças de ambiente (viagens, feiras, competições…), quadros de diarreia, quadros de baixa imunidade (doenças, viroses), antes ou após cirurgias, animais debiitados, geriátricos, recém- nascidos.

Entretanto, mesmo um suplemetno deve ser sempre adiminstrado segundo orientação do veterinário que pode avaliar com segurança a dosagem e duração do tratamento adequado a cada caso.

Quer conhecer melhor nosso simbiótico VETCANIS, acesse aqui.

Centagro 2024