Centagro em Foco

O mês de setembro é marcado pelas muitas mensagens direcionadas  aos veterinários afinal 09 de setembro é o dia dos veterinários. Por isso, vamos tratar aqui de alguns assuntos voltados a esse profissional tão importante para nós! E tem ainda dia 15 de setembro, o dia dele: nosso cliente! Ah, setembro tá demais né!

Ser destaque no banho & tosa, um desafio e tanto.

Destacar-se no banho & tosa é um desafio e tanto, são muitos profissionais dentro de um mercado muito competitivo. Por isso, a atualização e o aprendizado constante são primordiais, assim como saber lidar com pessoas e inteligência emocional são ,também, necessidades que precisam ser desenvolvidas.

Em um bate-papo com os groomers referências do momento, Flávio Calmon diz que o “groomer se destaca assumindo a posição de protagonista, quando busca ser mais autoral, ter o próprio estilo”, Flávio os compara à pedras preciosas cada qual com suas qualidades  e belezas.Assim cada profissional com o seu talento e diferencial conquista seu  espaço que precisa ser trabalhado e desenvolvido dia a dia. Flávio usa seu exemplo de superação e destaque, “negro, pobre, da quebrada, nadei contra a maré intencionalmente”, e se tornou referência pelo seu empenho e dedicação.

A mensagem de Flávio faz todo o sentido, para ter destaque na profissão e ser referência é preciso muito trabalho e força de vontade. E nesse caminho árduo as palavras ‘não consigo ou não posso,’ não fazem parte do seu vocabulário.

Para Lígia Paula, “quando você se destaca no mercado, a maioria quer ficar ao seu lado, mas, quando falamos sobre o longo caminho a percorrer e alcançar o nível que você está hoje, muitos desistem. Por isso, para Ligia Paula é primordial perguntar: onde eu quero chegar? E qualquer que seja sua resposta vá além para conquistar seu espaço e ajudar outras pessoas. Eu sempre fazia assim, isso é crescer e contribuir”. Para Ligia Paula o caminho do crescimento não é fácil, tem muitas barreiras e pode ser o fim para muitos profissionais que não tem persistência.

O gestor e dono de banho & tosa são peças chave para o sucesso profissional, eles ajudarão  a impulsionar o tosador, banhista e realçar o potencial que tem guardado. Lígia conta que aprendeu a buscar inteligência emocional, para saber lidar com as pessoas, com frustrações. Para ela  entender de pessoas é o que tornará o profissional apto para lidar com animais, tosadores, banhistas. Afirma ainda que o banho & tosa de sucesso é retrato de um líder/gestor de sucesso.

O ganho de espaço no mercado vai muito além de ser um profissional que realiza uma boa tosa ou um bom banho, é preciso coragem para enfrentar os desafios e vontade para alcançar os objetivos de cada dia.

Como fomentar a prescrição de cosméticos pet por veterinários

Informação, essa é a palavra chave para estimular a prescrição de cosméticos no dia-a-dia da clínica veterinária e gerar resultados positivos e seguros. Os cosméticos têm uma participação significativa para a manutenção da saúde e beleza dos cães e gatos. Afinal, ao utilizar um produto inadequado a pele, pH, condição da pelagem e necessidade específica do animal há grandes chances de gerar alguns problemas como irritação, alergias, sensibilidade e muitos outras dermatopatias que podem se tornar crônicas e um grande incômodo para os animais e seus tutores.

Vamos falar aqui um pouco sobre pH dos produtos cosméticos veterinários e sua correlação com a pele animal. O Potencial Hidrogeniônico (pH) de uma solução ou produto determina a concentração de íons com carga positiva (cátions) e íons com carga negativa (ânions) deste meio, em outras palavras corresponde a forma de medir o grau de acidez ou alcalinidade de determinada substância ou produto. Para isso, utiliza-se a escala de pH que vai de 0-14, conforme a figura abaixo.

É importante saber que a pele humana apresenta um pH fisiologicamente ácido, em torno de 5,2 e 5,5 enquanto a pele animal apresenta um pH fisiologicamente mais próximo do neutro variando de 5,5 a 7,5. E esta diferença significativa de pH é uma das razões para não se usar produtos humanos em animais pois  quanto maior a diferença de pH do produto em relação à pele, maior será a sensação de desconforto gerada assim como maiores as chances de desencadear problemas na pele do animal. 

Via de regra o pH dos cosméticos deve estar associado a sua finalidade. No caso dos shampoos cosméticos veterinários com a finalidade de limpeza o pH deve ser bem próximo ao pH fisiológico, levemente ácido a neutro (5,5- 7,5) para abrir as cutículas dos fios facilitando a remoção das sujidades. Caso o produto seja destinado a limpeza profunda, com maior ação de limpeza, o pH pode chegar a 8,0. Já os cosméticos com finalidade de condicionamento e restauração dos fios o pH é mais ácido (3,0 – 4,0) para promover a selagem das cutículas, facilitando o alinhamento e restauração.  

Além disso é importante saber que  todo o cosmético com finalidade diversa usado na pele do animal deve ter pH próximo ao pH fisiológico da pele animal (5,5 – 7,5) para que não ocorra modificação dos mecanismos de defesa da pele e, assim,  manter a integridade da barreira cutânea e  a saúde da pele.

Sabemos que os distúrbios de pele em geral são uma das principais queixas dos tutores na rotina da clínica veterinária.  Logo, a orientação e a prescrição de produtos cosméticos de uso recorrente para higiene e beleza dos animais tem um importante papel no sentido de orientar o tutor sobre a importância do uso de produtos apropriados para as necessidades animais, que preservem e protejam a barreira cutânea. 

Fica claro que cosméticos humanos não têm pH fisiológico adequado às necessidades da pele animal e, interferem no equilíbrio da barreira cutânea provocando dermatopatias que podem evoluir para problemas crônicos graves.  Além do pH, outros fatores devem ser considerados como composição da fórmula, presença de agentes de limpeza mais seletivos e suaves, presença de extratos naturais, agentes condicionantes, ausência de substâncias químicas irritantes como os  branqueadores sintéticos, perolizantes, corantes entre outros. 

15 de setembro, dia do cliente o que você tem a dizer a ele?

Com certeza não estaríamos aqui se não fosse por ele não é mesmo: nosso cliente! E nosso objetivo é vender cada vez mais para os nossos clientes e conquistar sempre novos clientes, mas muitas vezes esse objetivo parece fora de alcance. O que estaria dando errado? Será que vale a máxima de priorizar o foco no cliente. Bem, nesse sentido, acredito mais em colocar todo o esforço e atenção não no cliente  mas no foco DO cliente.

Vender não se trata de oferecer um bom produto ou serviço. E, isto, você provavelmente já sabe. Mas o que talvez ainda não entenda é porque perde vendas quando coloca todo o seu esforço no cliente oferecendo um atendimento impecável, fazendo-o se sentir especial e único. Por que isso não foi suficiente para convencer o seu cliente e fechar a venda? Será que a sua oferta não foi tão atrativa ou você não conseguiu demonstrar os benefícios e vantagens para o seu cliente?

 Muitas vezes não basta apenas  conduzir a negociação apenas com foco no cliente é preciso, também, estar atento ao foco do cliente, o que para o cliente naquele momento é determinante para o fechamento da venda? Mais do que falar com o cliente é preciso ouvir o que ele tem a nos dizer e nesse sentido é importante estar preparado para lidar com as temidas objeções.

 Veja bem quando o cliente fala que  prefere shampoo diluído, muita calma nessa hora para não soltar uma lista interminável de benefícios do seu shampoo pronto uso. Respire fundo, sorria e provoque-o questionando porque ele prefere o shampoo diluído, deixe ele falar e ouça, mas ouça com muita atenção.

 Se o cliente fala que prefere o shampoo diluído porque rende mais, mostre a ele o rendimento do seu shampoo pronto uso, prove e faça as contas! Se ele fala que até gosta do  shampoo pronto uso mas  sua equipe vai gastar muito porque não tem controle pergunte a ele como ele controla o uso do shampoo diluído, ou quanto sua equipe gasta de shampoo diluído por banho.  E se o cliente fala que o shampoo diluído é mais rápido e pratico pergunte a ele como ele faz para diluir o shampoo: dilui todos os dias antes de começar os banhos, quem dilui, quanto tempo leva fazendo essa tarefa, o que faz com o shampoo diluído que sobra de um dia para o outro?

E a medida que o  cliente aceita suas provocações abre assim a oportunidade para que  você com muita segurança e calma responda uma a uma dessas objeções com informação e dados que façam ele rever suas convicções e questionar suas escolhas. Não tenha medo das objeções,  esteja bem preparado para enfrentá-las e faça delas uma oportunidade para deixar o seu cliente com a pulga atrás da orelha até que ela incomode bastante e nesse momento é a hora certa de bater o martelo, fechar a sua venda, ganhar a confiança do seu cliente!

 Esses são alguns exemplos de como trabalhar voltando sua atenção ao foco do cliente, aceitando suas objeções como oportunidade para   conduzir a sua negociação sem pressa, com muita calma e habilidade.

 E assim, neste 15 de setembro, dia do cliente, a palavra é  do seu cliente, ouça, afinal quem faz a venda é o cliente quando diz sim e, para isso ele tem que confiar que está diante do melhor negócio para sua empresa. Cabe a você convencê-lo disso!

Aconteceu no mês

Treinamento com Marcelo Mehret

Os benefícios e a importância do Cronograma piloso foram os assuntos abordados no treinamento realizado pelo por Marcelo Mehret no dia 28 de agosto na escola Groom Stilyst. Agradecemos a parceria e presença de todos os profissionais e à distribuidora Renove, distribuidor exclusivo no Paraná.

Treinamento Vita Vet

E os diretores da Centagro José Arantes e Andréia Arantes seguem pelo Brasil realizando treinamento das equipes apresentando os lançamentos e o desafio da Dancinha Dog & Mia. Todos receberam com muita empolgação e entusiasmo. Nosso muito obrigada à equipe do Rio de Janeiro, da distribuidora Vita Vet.

Uma opção saudável para a pele e para o bolso!

Para os banhos de manutenção em casa ou para os tutores que preferem o banho no aconchego do lar.

Agora você, vendedor, promotor, não precisa escolher entre preço e qualidade, com a Linha Dog & Mia você tem maiores chances de encantar o seu cliente apresentando mais uma linha de produtos desenvolvida especialmente para tutores que dão banho em casa!

 Fórmula de fácil aplicação para um banho fácil e seguro!

Quer algo a mais?  Pois então é hora de apresentar o Blog Dog & Mia, criado para reunir dicas e informações para os tutores que precisam daquela dica extra.

DESTAQUE DO MÊS

Lígia Paula se destacou com o vídeo sobre modo de uso do Leave-on

Flávio Calmon destacou-se pela elaboração de vídeos mostrando o dia a dia dos treinamentos dentro do banho e tosa, falando sobre qualidade e rendimento.

© Centagro 2023