Desafios, encontros, reencontros e muitas novidades, é assim que o mês de abril se inicia! E, em abril temos um encontro marcado em Campinas, a feira SUPERPET de 23 a 25 de abril no EXPO D. PEDRO. Você que ainda não conhece a Centagro junte-se a nós, venha ver de perto as novidades e tudo o que temos para oferecer em produtos e serviços para a sua empresa! E para os nossos clientes esperamos por vocês, pois temos muitas novidades, tem cheiro de coisa boa no ar, vocês não podem perder!
By Dra. Rosimeri Baumhardt CRMV: 1344-SC
É importante enfatizar que a pele é o maior órgão dos cães e gatos e merece toda a atenção pois pode ser a entrada para inúmeros problemas dermatológicos, desde os mais simples até aqueles mais graves que podem comprometer a saúde e bem-estar dos pets, podendo mesmo causar riscos à sua vida.
Em meus tratamentos dermatológicos de rotina, após diagnosticado o distúrbio, alteração ou agressão que esta pele vem sofrendo, em qualquer situação, além dos medicamentos orais e locais tópicos, os banhos são fundamentais, em meus protocolos. E quando se fala em problemas de pele podemos citar uma gama enorme de distúrbios como proliferação bacteriana por dermatofitose, ácaros, desequilíbrio na renovação celular e ou produção de material glandular, distúrbio de queratinização, furfurácea, alteração da epidermopoiese ou displasia folicular bem como alopecia e alterações na qualidade da epiderme, derme e produção folicular, entre outros. Assim, a anamnese detalhada é muito importante pois para cada caso uma conduta específica pode ser adotada considerando que a gravidade da dermatopatia é outro fator determinante para a conduta médica adotada.
No caso dos banhos dermatológicos, o protocolo de banhos faz toda a diferença no tratamento. Entretanto, é preciso esclarecer que banho medicamentoso e terapêutico são completamente diferentes pois o primeiro compete ao médico veterinário prescrever e anexar esta prescrição já o terapêutico sim pode ser conduzido por um esteticista sem precisar de uma prescrição médica.
Apesar de ainda hoje alguns tutores e até mesmo profissionais questionarem o protocolo de banhos como parte do tratamento, estudos comprovam os benefícios dos banhos no tratamento de diversas dermatopatias como, por exemplo, a DAC (Dermatite Atópica Canina). Entre as ações benéficas do banho podemos citar o alívio do prurido, remoção de bactérias, fungos e alérgenos da pele e pelagem, e redução da multiplicação bacteriana na pele. Banhos com formulações adequadas tem ação importante no restabelecimento da função da barreira cutânea, dificultando a penetração de alérgenos e microrganismos através da pele.
Assim os banhos medicamentosos, dependendo do princípio ativo escolhido, podem reduzir a carga microbiana na pele, reduzir a inflamação e restaurar a barreira cutânea. já os banhos terapêuticos são de suma importância como coadjuvantes nos protocolos de tratamentos dermatológicos, auxiliam na restauração mais rápida da função da barreira cutânea e no alívio do prurido. No caso dos banhos terapêuticos os shampoos Alívio e Equilíbrio Dérmico da linha Sensy & Trat junto ao Spray de Hidratação Profunda Aqua Serum são grandes aliados nos meus protocolos de tratamentos dermatológicos. E nos casos mais leves a Linha Pet Smack com seus extratos naturais e formulação mais suave, com menos conservantes além de grandes resultados agregam muito valor ao tratamento.
Nos meus protocolos de banhos, se o animal está muito sujo entro com a linha Pet Smack para uma limpeza desta pele, com o shampoo pré lavagem para peles com alta sujidade. Mas se o animal tem pele com com baixa a moderada sujidade já faço uso da linha terapêutica Sensy & Trat. Em casos agudos utilizo o shampoo Alívio Dérmico – CRS com intervalos de banhos de 2-3 dias e posteriormente, controlada a crise, normalizando esta pele com o shampoo Equilíbrio Dérmico–MNT associado com o shampoo Oil Control quando necessário. Importante ressaltar que indico o Spray de Hidratação Profunda Aqua Sérum para utilizar no pet após cada banho e em casa pelo tutor entre os banhos para hidratar as regiões mais afetadas e também a pele e pelagem até o próximo banho.
No caso de lesões e quando a pele apresenta escoriações devido ao prurido intenso que acaba prejudicando a barreira e o manto piloso e sebáceo recomendo o uso do óleo regenerador Blend Repair pelo tutor e também faço uso no procedimento e protocolo de banho anexando juntamente com o Shampoo medicamentoso e terapêutico e agrego ainda neste protocolo o uso do Condicionador deixando o animal repousando por 10 min para então seguir com o enxágue e secagem da pele e pelagem. No caso do Blend Repair que propicia a regeneração e hidratação da pele que estão sensibilizadas, atópicas e ou xeróticas indico utilizar 2 a 3 x por dia, com excelente resultado.
E, por fim, não posso deixar de ressaltar a utilização do Hidrat System – âmpola de hidratação para a pele e pelagem de suma importância em meus tratamentos e protocolos tanto para o tutor utilizar no pet como também durante o procedimento de secagem. Costumo chamar o ‘’QUERIDINHO DO TRATAMENTO DERMATOLÓGICO’’ porque na minha experiência prática o Hidrat System tem um resultado muito rápido, com fácil aplicação e alta segurança, sendo hoje impossível nos meus protocolos tratar a pele sem utilizar o Hidrat System pois repila rapidamente fazendo com que esta derme fique hidratada profundamente, favorece o crescimento do fio piloso sendo como uma terra fértil para este crescimento. Indico também em casos de Defluxo Telógeno.
Estes são alguns protocolos empregados na minha rotina clínica veterinária com excelentes resultados e segurança que tem contribuído para o rápido restabelecimento dos meus pacientes proporcionando uma convivência saudável com as doenças crônicas de pele assim como bem-estar aos animais e seus tutores.
Abril é reconhecido como o mês da prevenção de acidentes no trabalho, uma oportunidade perfeita para reforçar a importância da segurança e prevenção de acidentes nos serviços de banho e tosa para animais de estimação.
Esse período enfatiza a necessidade de adotar um POP – Procedimento Operacional Padrão para cada serviço realizado no banho e tosa para que, assim, todos os profissionais executem suas tarefas segundo normas e padrões pré-definidos, assegurando a segurança tanto do profissional como do seu cliente.
Iniciando pelo atendimento no balcão, é fundamental o controle do agendamento diário, com a confirmação do horário agendado e detalhamento dos serviços requisitados. Essa tarefa simples, elimina o risco de ter mais animais do que o previsto para a capacidade da empresa, colocando em risco a qualidade e segurança dos serviços realizados.
A existência de uma ficha cadastral atualizada é crucial; caso contrário, deve-se proceder à sua elaboração. Essa etapa assegura que todas as informações necessárias são registradas e atualizadas, incluindo a possibilidade do cliente receber informativos, comunicados e avisos importantes por e-mail ou whatsapp.
Os processos no setor de banho e tosa são detalhados e rigorosos. Por isso, devem seguir um padrão. Para isso é importante estabelecer uma ordem e prioridade para cada etapa do serviço. Assim, o primeiro passo é ter um check list de chegada/atendimento que tem a função de colher as informações do cliente, tutor e animal, suas necessidades e serviços executados. No check list avalia-se a condição da pelagem, presença de nós, parasitas ou algum outro problema que exija a intervenção do veterinário ou cuidados específicos do groomer no momento do banho ou tosa. O check list além de auxiliar na tomada de decisão para o melhor tratamento também é essencial para a segurança dos serviços prestados e principalmente para agregar valor ao trabalho com profissionalismo aliado a uma equipe bem treinada e preparada.
E quando falamos de POP – Procedimento Operacional Padrão não se assuste, pois pode ser mais simples do que você imagina! Trata de colocar no papel todos os procedimentos realizados em cada serviço para que qualquer colaborador novo ou não possa trabalhar segundo um padrão que assegura a qualidade e segurança dos serviços prestados por sua empresa. Para facilitar segue abaixo, um exemplo, se inspire e faça o seu!
Dois pontos importantes:
Adotando esses procedimentos, o estabelecimento de banho e tosa eleva seu padrão de qualidade, promove um ambiente de trabalho seguro e reafirma seu compromisso com o cuidado e a segurança dos animais atendidos, refletindo diretamente na satisfação e na fidelização dos clientes.
Seguir rigorosamente estas etapas é crucial para evitar acidentes, garantindo um serviço excepcional que atenda às expectativas dos clientes bem como as necessidades e bem-estar dos animais.
A sua melhor aposta para atrair novos clientes!
Diz o ditado que são nos menores frascos que estão os melhores perfumes e com Hidrat system é assim também, o frasco é pequeno mais os resultados, ENORMES!
Uma ampola de 20ml que faz e acontece, com dupla função – proteção e hidratação para a pele e pelagem.
Prática, fácil e rápida, sem mistérios para a aplicação e com resultados imediatos, visíveis já na primeira aplicação.
Com D-pantenol e extrato de Tamariliz, ingredientes de última geração no que se refere a hidratação da pele e pelo.
Preste atenção, é muito simples, é tão simples que até parece brincadeira de criança!
Seus clientes são pessoas ocupadas, não têm tempo a perder. Então, não perca tempo e mostre logo nos primeiros minutos de conversa que você “entende o que ele está passando” e que pode – de verdade! – ajudar a resolver seus problemas, é tudo o que ele quer.
Atenda a Dor do seu cliente, ofereça a ele soluções para:
E para isso não precisa muito, porém é fundamental conhecer muito bem o produto, estudar, experimentar e elencar as suas Soluções:
um único produto com várias soluções
É preciso contar ao seu cliente quanto $$$$$$ ele pode ganhar com Hidrat System.
Além de ser um produto com uma versatilidade tão grande que pode gerar vários tipos de serviços para atender necessidades específicas de cada cliente, o Hidrat System representa uma excelente oportunidade de negócio para os salões de banho e tosa. Com a gama de soluções apresentadas acima o cliente pode criar ofertas diversificadas de serviços e com isso oferecer um serviços especializado, diferenciado e com maior valor agregado repercutindo no aumento da sua lucratividade, na conquista e fidelização de novos clientes.
Então não basta apenas conhecer o produto é preciso ensinar o seu cliente a trabalhar com o produto, a vender as soluções que ele pode oferecer de acordo com as necessidades do público, da clientela de cada empresa.
E como resultado disso você pode elevar o seu cliente ao nicho de especialista, por exemplo em recuperação de pelagens danificadas, ou em tratamento das pelagens de cães idosos, ou em tratamentos de pelagem com o cronograma piloso, enfim, o seu cliente passa a ser reconhecido como expert, e passa a trabalhar com valor e não preço. E, assim, quando o cliente valoriza um serviço ele não negocia preço, esse é o caminho!
Ah, e tem mais algumas dicas de vendas para te inspirar a criar as suas e vender não só um produto mas a solução que o teu cliente tanto procura!
Desperte a Curiosidade, seja curioso: Se interesse verdadeiramente pelos problemas, pelas dificuldades do seu cliente. Inicie a conversa perguntando qual o problema mais recorrente no banho e tosa, se tem animais com a pelagem muito danificada, se a chegada do inverno altera a demanda de serviços. Pergunte também sobre a sua capacidade de atendimento, o tempo dedicado ao processo de secagem, se atende cães idosos. Seja curioso pergunte aos gestores do banho e tosa se eles notaram um aumento ou queda na demanda de serviços, se conhecem a razão, qual a sua maior dificuldade, qual o perfil do público atendido, enfim conheça o seu cliente!
Apresente algumas soluções: que caibam nas necessidades e no perfil do seu cliente. No caso do hidrat system apresentamos pelo menos 10 soluções que podem gerar novos serviços para o seu cliente. Mas não o deixe sozinho, acompanhe, faça a venda, oriente como vender o serviço, esteja presente nas dúvidas e dificuldades, seja mais que um vendedor seja um vendedor consultor.
Enfatize os Benefícios: tanto para os pets quanto para o negócio – desde a satisfação dos tutores até o aumento da lucratividade e diferenciação no mercado.
Demonstre o Valor: explique como a inclusão do HIDRAT SYSTEM em seus serviços pode elevar o padrão do salão, atraindo tutores mais exigentes, fidelizando novos clientes, gerando valor para os serviços oferecidos, transformando o seu cliente em expert, contribuindo para o crescimento técnico e com isso aumento da lucratividade e novos negócios. Faça diferente e tenha resultados diferentes!
Já era hora de reforçarmos a importância e a responsabilidade dos profissionais dentro do banho e tosa e clínicas veterinárias no que diz respeito aos cuidados dermatológicos. Ficou no passado aquela história de usar um único produto para todos os pets, sem distinção das necessidades específicas de cada pele, de acordo com a raça ou fase de vida do animal, por exemplo. Agora o mundo é outro e os cuidados então nem se fala!
Por isso, estamos trabalhando muito para apresentar um novo projeto, para juntos trabalharmos de maneira mais efetiva as dermatopatias, desde o banho até a prescrição médica. Com o objetivo de conciliar, assim, as tarefas de cada profissional banhista, groomer e veterinário segundo um padrão de normas e procedimentos que beneficiem a execução de todas as etapas do tratamento garantindo a recuperação segura e rápida do animal.
Amigos da pele, somos todos groomers, banhistas e veterinários e o nosso objetivo é criar uma rede de profissionais unidos para trabalhar segundo um padrão de normas e procedimentos desde o banho até a intervenção medicamentosa, quando necessária. Diz o ditado que a ”união faz a força” e o objetivo do programa Amigos da pele é unir e qualificar todos os profissionais que atuam no segmento para trabalhar em parceria beneficiando os três pilares dos tratamentos dermatológicos – paciente – tutor – profissional multiplicando conhecimento e habilidades para obtenção de resultados mais efetivos no tratamento das doenças de pele que hoje tem grande prevalência na rotina veterinária.
Esse é só um spoiler, tem muita novidade, calma que logo vamos contar tudo! Fique atento, que vem coisa muito boa por aí!
Para os banhos de manutenção em casa ou para os tutores que preferem o banho no aconchego do lar.
Agora você, vendedor, promotor, não precisa escolher entre preço e qualidade, com a Linha Dog & Mia você tem maiores chances de encantar o seu cliente apresentando mais uma linha de produtos desenvolvida especialmente para tutores que dão banho em casa!
Fórmula de fácil aplicação para um banho fácil e seguro!
Quer algo a mais? Pois então é hora de apresentar o Blog Dog & Mia, criado para reunir dicas e informações para os tutores que precisam daquela dica extra.
Mais uma vez vamos marcar presença na feira Superpet em Campinas com lançamentos, encontros e a reunião anual de distribuidores Centagro. Será a melhor oportunidade para você conhecer a gente de pertinho, sentir o cheiro de cada produto e trocar muitas ideias.
Estamos preparando tudo com muito carinho, esperamos vocês nos dia 23, 24 e 25 de abril!!